2008

Boletins Pedagógicos

O Boletim Pedagógico pretende promover a discussão dos resultados, possibilitando a todos conhecerem o desempenho da escola, identificando as habilidades fundamentais que foram e aquelas que ainda não foram, adequadamente, wwwolvidas pelos estudantes. Esse é um passo importante para o reconhecimento de boas práticas pedagógicas e para a construção de novas ações capazes de elevar os níveis de aprendizagem dos estudantes.

O SAEPE, ao eleger a escola como unidade básica de análise, permite diagnosticar o quanto a unidade escolar e o sistema se aproximam ou se distanciam de uma educação de qualidade. A partir desse diagnóstico, é possível definir, além de novas práticas pedagógicas, políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e para a redução das desigualdades educacionais.

No Boletim Pedagógico, convidamos você para uma interessante viagem que começa pela chegada dos resultados da avaliação de sua escola.

Boletins de Resultados 2008

O Boletim de Resultados tem a finalidade de apresentar os resultados gerais da avaliação para o Estado, para as Gerências Regionais de Ensino, para os municípios e para as unidades escolares. Também traz a distribuição dos estudantes por categoria de desempenho (Elementar I, Elementar II, Básico e Desejável).

Assim, o resultado do desempenho dos estudantes avaliados torna-se subsídio para a formulação e monitoramento das políticas educacionais, situando, também, o ensino que é oferecido aos estudantes da Rede Pública do Estado de Pernambuco.

Roteiro de Oficinas

O Roteiro Básico para a Discussão e Apropriação dos Resultados é um material complementar à leitura dos Boletins Pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática que sua escola recebeu. Ele integra o material didático do Programa de Avaliação Continuada do qual você faz parte.

O que propomos, aqui, é a realização de uma oficina pedagógica com o objetivo fundamental de apresentar novas formas para a apropriação e utilização dos resultados alcançados pela escola no SAEPE. Nessa oficina, é possível encontrar algumas atividades a serem wwwolvidas com a participação dos professores e coordenadores pedagógicos da escola. Essa será uma interessante oportunidade para pensar coletivamente ações pedagógicas que visem à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, à elevação dos indicadores educacionais da escola.